...com André Tecedeiro
Neste primeiro episódio de Ao Fim e Ao Cabo a jornalista Mariana Duarte conversa com o poeta André Tecedeiro.
O objectivo deste podcast é conversar e dar a conhecer alguns dos intervenientes dos projectos da Ao Cabo Teatro. Esse papel caberá à jornalista Mariana Duarte e, às vezes a Luís Araújo, director artístico da companhia. A Mariana Duarte vive no Porto e é jornalista na área da cultura para além de crítica de música. Trabalha para o jornal Público, para a revista Time Out e é editora da MIL Magazine. Escreve sobre música, artes performativas, artes visuais e os ecossistemas da cultura, sobretudo em intersecção com questões de género, movimentos decoloniais e activismos. Ultimamente, o poço sem fundo da precariedade nas artes tem sido uma das suas matérias de trabalho mais recorrentes.
O primeiro convidado é o poeta André Tecedeiro, um dos nossos colaboradores na primeira fase do projecto Pla•tô, projecto para o qual convidámos 9 autores a habitar e a escrever para 9 locais da cidade do Porto e de Aveiro.
André Tecedeiro, para além de muitas outras coisas, é poeta.
Nasceu em Santarém em 1979 e vive e trabalha em Lisboa, Estudou Escultura, Pintura, Artes Visuais e Psicologia. Enquanto artista plástico realizou mais de cinco dezenas de exposições. Os seus poemas, depois de publicados em diversos livros, revistas e antologias literárias, foram recentemente reunidos no livro A Axila de Egon Schiele editado pela Porto Editora. O André é um autor singular, uma pessoa fascinante e ao mesmo tempo um desmistificador. E, como o próprio diz, “Teve o raro privilégio de escolher o seu próprio nome, que usa legalmente desde 2017.”
Esta conversa aconteceu em Outubro de 2021 durante a residência artística do André na casa -museu Marta Ortigão Sampaio, no Porto.
A produção do Ao Fim e Ao Cabo está a cargo de Sara Pazos, a captação é de Luís Araújo com montagem e pós-produção de Vitor Hugo Barros e música de Manuel Molarinho.
Podem encontrar estas conversas e muitas outras coisas no site www.aofimeaocabo.com. Se gostarem subscrevam e partilhem.